Análise: Over The Garden Wall.
- Renan Vinicius
- 22 de set. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2020
A animação americana íntitulada Over The Garden Wall (O Segrado Além do Jardim, no Brasil), é uma produção televisiva do canal Cartoon Network criada por Patrick Mchale que contém dez episódios com duração de aproximadamente onze minutos, além de um curta com mesma duração. Patrick já trabalhava como escritor para o canal há alguns anos, participando de produções como The Marvelous Misadventures of Flapjack (As trapalhadas de Flapjack), até ganhar destaque ao tornar-se diretor de criação do desenho Adventure Time (Hora de Aventura), emancipando cada vez mais sua influência dentro do estúdio. Foi quando em 2013 seu projeto independente, imaginado em 2006, saiu do papel e concretizou-se na prestigiada série Over the Garden Wall, vencêdora do Emmy 2015 de melhor animação.

A história se passa em um lugar misterioso, ironicamente intitulado "The Unknown" (O Desconhecido, em português), e acompanha a trajetória dos protagonistas Wirt e Greg, dois irmãos perdidos pelo local em busca do caminho de volta para casa. Aqui temos o famoso antagonismo entre personagens, enquanto Wirt, o mais velho, é realista, atento e mais pé no chão, Greg representa o mundo fantasioso e inocente da infância, protagonizando os momentos mais cômicos da série. Ao longo dos episódios somos apresentados à diversos lugares, cenários e personagens, todos enevoados por uma áurea mágica medieval repletos de refências às sagas épicas literárias. Com um humor certeiro e um roteiro fictício cativante e bem conciso, Over the Garden Wall tem capacidade de agradar não só crianças, mas também o público mais velho, assim como os outros trabalhos de Machale. Seu segredo, talvez, seja a identificação fácil com os personagens, Wirt é o jovem atrapalhado e sem jeito que passa pelos primeiros amores da adolescência, romântico e fã de boa música, impossível de não compadecer do seu desespero em impedir que sua fita gravada "For Sara" caia nas mãos da amada. Enquanto Greg é aquele irmão caçula bagunceiro e impertinente, mas tão cheio de fofura que acaba se tornando engraçado.
Além, claro, dos personagens secundários. Temos Beatrice, a passarinho azul má humorada de humor ácido que constantemente discute com Wirt. O lenhador Woodsman com sua cara malvada e coração gentil. O sapo cantor de Greg que muda de nome diversas vezes durante a história (Entre eles Wirt Jr, Kitty, Doctor, Ronald, Benjamin Franklin, Jason Funderburker). O cavalo falante Fred e seu desejo por furtos. A camponesa Lorna e sua Tia Sussurros (Auntie Whispers, no original), cuja relação complicada se desenvolve em um dos twists mais legais da série, além da personagem da própria tia fazer referências diretas à bruxa Yubaba da animação japonesa "A Viagem de Chihiro" .

Na esquerda, a bruxa Yubaba de Hayao Miyazaki, na direita, Auntie Whispers de Patrick Machale.
Uma característica interessante de Over the Garden Wall é o uso frequente de musicais em seus episódios, aproximando-se das produções dos estúdios Disney, entretanto a série da Cartoon Network realiza tal instrumento com maestria, sem se perder no enredo nem cair no enfadonho. Com uma temática profunda se analisada bem, os dez episódios retratam a busca pela independência, a luta para lidar com as diferenças e acima de tudo o poder da amizade e da união. Para obter um resultado tão excelente assim, a trama conta com um vilão digno de medo. The Beast, ou A Fera, é um ser maligno que habita na escuridão da floresta e persuade a vida do lenhador em seu plano de transformar Wirt e Greg em parte de sua floresta sob seus domínios. Com reviravoltas e plot twists super interessantes, Over the Garden Wall consegue ter um final coerente e emocionante.

Lenhador observa A Fera ao fundo.
Em suma, a animação é bem divertida de se assistir, com duração de aproximadamente 1h45min se vista na íntegra, ótima para ver com aquele primo ou irmão caçula ou com qualquer outro membro da família. Conta com a dublagem do eterno Frodo, Elijah Wood, para a voz de Wirt e a participação especial de Tim Curry (It - uma obra prima do medo) na voz de uma das abóboras camponesas. Não à toa vencedora do Emmy, Over the Garden Wall é uma daquelas séries que acaba e você fica triste por querer mais!
NOTA: 10,0
Comments